Leitor de tela Leitor de tela Mapa do site Mapa do site Acessibilidade Ir para o menu: Alt+1 Ir para o conteúdo: Alt+2 Ir para a busca: Alt+3 Ir para o rodapé: Alt+4
Buscar

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 4º PERÍODO DA 18ª LEGISLATURA

– Os Vereadores Mizael Souza Costa, Paulo Sérgio Lima Cavalcante e Leinice da Silva Barroso encontram-se licenciados.
PAUTAS:
Vereador Francisco Taveira da Silva
– Iniciou fazendo a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada do Livro de Josué, Capítulo 1, Verso 5. Falou que foi contactado por algumas pessoas reclamando da falta de médico no Bairro de Fátima, contudo entrou em contato com o Secretário Municipal de Saúde e obteve como resposta que um médico estava de férias e dois estão viajando para efeito de revalidação de documentos, disse ser importante esses retornos porque precisamos dar uma resposta para a comunidade e também porque divulga na rádio Boas Novas no decorrer do seu programa. Relatou sobre os constantes problemas de internet nesta Casa pois precisamos dessa ferramenta para desempenhar nosso trabalho, frisou que esse é um problema antigo neste Poder e nós precisamos de internet para trabalhar, haja vista, que a internet oferecida através de nossas operadoras móveis não consegue suprir nossas necessidades. Encerrou reforçando novamente a Presidência da Casa que seja verificada essa situação de falta de internet nesse Poder Legislativo.
Vereadora Zonaira Carvalho Pereira
– Iniciou falando da satisfação e alegria pela aprovação da sua prestação de contas referente ao ano de 2020, salientando que isso é fruto do seu trabalho e de uma equipe séria e comprometida, portanto acentuou a aprovação das suas duas prestações de contas no biênio em que esteve a frente desse Poder como Presidente ao trabalho de uma boa equipe, disse que uma equipe unida e empenhada faz acontecer uma boa gestão; agradeceu ainda ao Senhor Alessandro Pereira por todo o apoio e suporte na aprovação das suas prestações de contas. Destacou que na sua gestão esse Poder foi agraciado com o Selo de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, sendo esse mérito em virtude do seu trabalho e de sua equipe na época; parabenizou também a Presidente Sidonay Ramalho por ter sua prestação de contas referente ao ano de 2021 aprovada, com isso provando a capacidade, a força, a seriedade e a competência da mulher a frente de uma gestão pública. Ressaltou que a função de Vereador requer muito cuidado e jogo de cintura porque as pessoas muitas vezes não entendem quando não podemos resolver situações de caráter particular financeira, haja vista, termos também nossas dificuldades financeiras e muitas soluções fogem do nosso orçamento e do nosso alcance, com isso muitos munícipes não tem consciência e essas situações nos deixa triste e nos choca; esclareceu que muitas vezes viajamos a Manaus em busca de melhorias para o nosso município e não temos o devido reconhecimento, ressaltou que precisamos de mais respeito porque temos buscado melhorar a qualidade de vida da nossa população. Encerrou falando que estamos entrando em uma campanha política onde todos já sabem quem serão os seus candidatos, e anunciou de público o seu apoio ao Deputado Federal Átila Lins e ao Dr. George Lins filho do Deputado Estadual Belarmino Lins e que Carauari tem que agradecer firmemente o que eles já fizeram em nosso município.
Vereador Antonio Almires das Chagas Gondim
– Iniciou destacando que sua base política está no interior e quando nossa ausência é grande sempre irar existir a concorrência. Informou que estamos entrando no início do planejamento de despesca nas comunidades e nesse ano o planejamento está em torno de mais de duzentas toneladas de peixe, lançou mais uma vez o convite enfatizando ser importante os Vereadores acompanharem o dia a dia dessa despesca pelo menos na comunidade do lago Cerrado que é a mais próxima da sede, como também visitarmos as feitas para acompanhar a venda do pescado porque geralmente acontecem muitas reclamações por parte dos nossos munícipes. Reforçou novamente a importância do pescado ser tratado e vendido cortado para aquelas pessoas que não tem condições financeiras de comprar um peixe inteiro, da mesma forma como acontece hoje com o frango congelado que é comercializado nas lojas cortado; salientou também ser importante a ampliação da venda desse pescado para outras feiras da cidade porque estarão chegando peixe de duas comunidades praticamente ao mesmo tempo, com isso facilitaria o acesso da população no momento de comprar o produto. Disse que são as muitas as realizações da Prefeitura Municipal nas comunidades que precisam serem mais divulgadas para que a população possa ter conhecimento do trabalho da administração na zona rural. Encerrou salientando que conseguiu detectar uma fragilidade grande nas construções das casas do projeto do INCRA nas comunidades e sugeriu que seja realizada através do Prefeito uma conversa de alinhamento com o coordenador do projeto porque quando os técnicos do INCRA vierem fiscalizar essas obras poderemos ter problemas, haja vista termos somente cinquenta por cento de casas concluídas e o convênio não pode ultrapassar um ano.
Vereador César Augusto Evangelista Ferreira
– Usou da tribuna apenas para agradecer a Deus por mais um dia vida, pela saúde e pela oportunidade de estar nesta manhã neste Plenário desempenhando sua função; agradeceu também a presença dos demais Vereadores e desejou um ótimo final de semana a todos.
Vereador Etevaldo Avelino Lobo
– Iniciou agradecendo a Deus por mais um dia de vida. Disse que a despesca nas comunidades é muito importante para o município e que é louvável a sugestão do Vereador Antonio Almires do peixe ser tratado e vendido a retalho porque quem será beneficiado com isso é a população, principalmente aquelas mais carentes que não tem condições de adquirir um peixe inteiro; ressaltou ser importante que a venda desse pescado do manejo seja ampliada para as outras feiras da cidade, como também que o peixe grande seja disponibilizado para o povo porque eles precisam e tem direito de consumir um peixe de qualidade. Tornou saliente que nossas comunidades são bem assistidas pelo Executivo, pois temos um prefeito com responsabilidade, compromissado e que vem cumprindo com todas as demandas que lhe são solicitadas, e que por muitas vezes não é reconhecida pelos próprios comunitários a valiosa ajuda da Prefeitura Municipal, faltando assim sensibilidade por parte de muitos deles. Encerrou falando que estamos iniciando mais uma campanha eleitoral e informou que vai caminhar juntamente com os candidatos do Prefeito Bruno Ramalho porque admira e tem respeito pelo seu grupo político.
Vereador José Airton Freitas Siqueira
– Que em relação ao pescado iniciou falando que precisa ser feito ajustes, sendo importante trabalharmos de forma preventiva e já deveríamos ter na Câmara uma programação para participar das discussões com antecedência sobre o assunto e manter um cronograma para as devidas discussões porque a cada ano a situação é diferente, citando como exemplo a mudança dos núcleos; disse que temos que ter uma noção de produção do pescado que será retirado porque a logística é cara e os comunitários não tem condições de bancar essa logística, sendo a Prefeitura Municipal a maior parceira, assim seria interessante chamar todos os envolvidos para conversamos e definirmos um planejamento de como será feira a comercialização do pescado; ressaltou que a Prefeitura deverá gastar em torno de oitenta a cem mil reais e por esse motivo é importante um planejamento de que forma o pescado será vendido; disse que existem muitas críticas sobre a venda desse peixe do manejo, mas em relação ao tambaqui é uma injustiça porque fica em torno de oitenta a noventa por cento no município, mas o pirarucu não tem como ser totalmente absorvido pela comunidade. Em relação ao trabalho do Vereador realmente muitas pessoas confundem determinadas situações, o Vereador pode fazer o que fizer, mas só será bom quando ajuda; e por esse motivo não será mais candidato porque tem essa consciência há muito tempo desde a eleição passada, ressaltou que não tem mais condições de retirar dinheiro da boca dos seus filhos para investir em política, mesmo porque passa os quatro anos do mandado pagando empréstimo; acontece ainda de você sustentar um eleitor quatro anos e na reta final se você não ajudar já é abandonado e perdeu o voto dele, tornou saliente que nem todos os eleitores pensam assim, mas aproximadamente setenta por cento pensam e agem dessa forma, e por esse e outros motivos tem se decepcionado na política. Relatou que no decorrer dos anos de 2017 a 2018 referente a sua gestão como Presidente até o cenário atual todos os Presidentes desse Poder tiveram suas prestações de contas aprovadas, e quando esteve na Presidência dessa Casa trabalhou dois anos não pensando em ter status de ser Presidente e sim trabalhou se preparando para a Oposição. Encerrou falando que daqui para frente nosso Poder Legislativo tem que caminhar com o objetivo de sempre melhorar e hoje para os nossos visitantes da Calha do Juruá temos um visual de respeito, com mobília e equipamentos novos, salários e recolhimentos de contribuições em dias, enfim, somos referência e exemplo para muitos municípios.
NÃO HOUVE DISPENSA DA PALAVRA
MATÉRIAS DO DIA:
– Convite das Comunidades do Bauana e Idó, convidando os Vereadores para participarem do Manejo do Tambaqui, que se realizará no período de 20 a 31 de agosto.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Tumblr
Email

Notícias recentes

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo Click to listen highlighted text!